Música e livros, os produtos estrela das compras com assistentes de voz
Os assistentes de voz estão cada vez mais posicionados dentro do gosto dos usuários: Siri, Google Search e Alexa são usados para um grande número de tarefas, entre as quais buscas e compras. Estes pequenos dispositivos vão gradualmente ganhar toda a nossa atenção, mas sem ver muito no futuro, atualmente as compras com assistentes de voz já são uma realidade e uma pesquisa realizada pela NetElixir confirma isso.
Os usuários fazem compras com assistentes de voz destinados ao entretenimento
Os usuários que fazem compras com assistentes de voz compram principalmente itens de entretenimento como livros, música e outras mídias. Os produtos domésticos, tais como alimentos e tecidos, são a segunda escolha dos consumidores nas suas compras com assistentes vocais, enquanto em terceiro lugar estão o vestuário e as compras na aplicação.
Não é de surpreender que a aquisição de entretenimento seja a opção mais popular nas compras com assistentes de voz porque os consumidores já sabem que livro querem ler, ou que cantor querem ouvir e não precisam selecionar visualmente cada item.
Por outro lado a compra de roupas geralmente depende da confirmação visual e o mínimo que os usuários querem é ver as roupas para verificar a cor e outros atributos, e sem o benefício de uma tela, não é tão fácil fazer a compra.
Novos usuários desconfiam das buscas por voz
De acordo com esta pesquisa, 28,5% dos consumidores pesquisados disseram que usam a busca por voz para encontrar informações relacionadas às suas compras, contra 51,9% no ano passado.
De acordo com o NetElixir, isto pode ser devido ao grande afluxo de novos usuários de alto-falantes inteligentes no último ano, pois eles podem ser cautelosos ao integrar os dispositivos em suas rotinas diárias.
É importante que os retalhistas estejam conscientes das implicações de futuras pesquisas e compras assistidas por voz antes que se generalizem e que garantam que os serviços são optimizados a tempo e prontos para os consumidores.
Embora as compras por voz tenham se tornado mais populares, a maioria dos consumidores admite sentir-se um pouco desconfortável ao usar esses comandos. De acordo com o inquérito, 72% dos utilizadores classificaram o seu nível de conforto em 3 ou menos, sendo 5 o nível de conforto mais elevado.
Mas a pesquisa também revelou que os usuários que se sentiam menos confortáveis com as buscas por voz eram aqueles que tinham pouco tempo para usar o dispositivo (menos de seis meses).
É importante começar a otimizar as buscas por dispositivos de voz
Outra razão pela qual eles ainda não se sentem totalmente confortáveis para concluir uma compra através do dispositivo de voz é que o eCommerce ainda não foi otimizado para este tipo de dispositivo, então as buscas são, por vezes, interrompidas ou não estão totalmente disponíveis.
Estamos diante de uma tecnologia emergente que já está disponível para os usuários e em pouco tempo ganhou muita popularidade. É melhor ser avisado e ter em conta esta mudança que pode afectar em breve a forma como realizamos as nossas pesquisas diárias. Você pode consultar nosso artigo “Como se posicionar com SEO em pesquisas de voz em 2018” se você ainda tiver dúvidas.